top of page

Our Recent Posts

Tags

Nenhum tag.

Leishmaniose Visceral: Prevenção




Introdução:

Leishmaniose Visceral é uma doença infecciosa sistêmica, caracterizada por febre de longa duração, aumento do fígado e baço, perda de peso, fraqueza, redução da força muscular, anemia e outras manifestações.

Leishmaniose Visceral é uma zoonose de evolução crônica, com acometimento sistêmico e, se não tratada, pode levar a óbito até 90% dos casos. É transmitida ao homem pela picada de fêmeas do inseto vetor infectado. No Brasil, a principal espécie responsável pela transmissão é a Lutzomyia longipalpis. Raposas (Lycalopex vetulus e Cerdocyon thous) e marsupiais (Didelphis albiventris) têm sido apontados como reservatórios silvestres. No ambiente urbano, os cães são a principal fonte de infecção para o vetor.


Problema:

Risco da transmissão de Leishmaniose no bairro Bom Jesus.

Objetivos:

Prevenir a população contra o inseto transmissor;

Propor medidas sanitárias para os caninos do bairro Bom Jesus;


Justificativa:

O estudo será realizado no Bairro Bom Jesus localizado no município de Imperatriz - MA, através de levantamento de dados coletados no mesmo, promovendo serviços de saúde para a população em estudo. Ademais, a necessidade de promoção de serviços de saúde, devido ao fato de o município ter a presença do vetor que pode transmitir a leishmaniose, além de um número de cães positivos anualmente no bairro. Esses fatos podem ser considerados como de grande risco para os pacientes, uma vez que os cães domésticos são considerados os principais reservatórios urbanos de Leishmaniose Visceral (LV) para as pessoas. Neste contexto, este projeto visa realizar ações de saúde com vistas a encontrar os casos suspeitos de LTA e oferecer-lhes o seguimento adequado para evitar complicações.



Metodologia:

Medidas educativas de higiene ambiental para população alvo, por meio de reuniões no CRAS do bairro tendo como estratégias, palestras para alcançar os objetivos propostos.



Cronograma:

Referências:

http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/leishmaniose-visceral


Post Único: Blog_Single_Post_Widget
bottom of page